quarta-feira, 17 de agosto de 2011

CERIMÔNIA DE ASSINATURA DO TRATADO DE ALIANÇA - RJ




Meus irmãos, o Supremo Conclave do Brasil de Maçons Antigos, Livres e Aceitos e o Supremo Conselho do Brasil do Grau 33 para o Rito Escocês Antigo e Aceito, honraram a história da Maçonaria brasileira, ao firmarem o Tratado de Aliança, Fraternal Amizade e Estreita Colaboração, na manhã de quarta-feira, dia 03 de agosto do corrente ano.
O Tratado assinado pelo Soberano Comendador ENYR DE JESUS DA COSTA E SILVA e pelo Soberano Grande Primaz do Rito NEI INOCENCIO DOS SANTOS, “constitui um instrumento de concórdia, compreensão e elevação de espírito, destinado a aumentar a área de fraternidade maçônica e como passo inicial para que todos os Maçons Brasileiros se reconheçam como verdadeiros Irmãos”, conforme consta na sua introdução.
Os artigos segundo e terceiro do Tratado afirmam que as partes signatárias admitem que o conteúdo hermético e filosófico dos perfeitos e sublimes graus das respectivas hierarquias constituem perfeito sincretismo no que concerne ao ideal supremo da Maçonaria Universal, qual seja o de conduzir o Homem ao Princípio Transcendente – o Supremo Arquiteto do Universo e em testemunho de sua fraternal amizade e perfeita aliança, asseguram aos Maçons das respectivas obediências o direito de freqüentarem trabalhos litúrgicos das Oficinas Litúrgicas ou Altos Corpos de ambas, desde que se identifiquem por meio de documentos hábeis pelas mesmas expedidos.
A trajetória desse Tratado inicia-se, em 2008, quando no XXV CONGRESSO MAÇÔNICO DO GOEB, realizado no período de 28 a 31 daquele mês, em Porto Seguro, o Soberano Comendador Enyr de Jesus da Costa e Silva externou aos presentes o seu desejo de promover uma abertura que pudesse estreitar os laços fraternos do Supremo Conselho do Brasil do Grau 33 para o Rito Escocês Antigo e Aceito, com as demais Potências Filosóficas, e para ser mais preciso, não apenas aproximar, mas realmente permitir um intercâmbio litúrgico mais próximo entre as oficinas Chefes dos Ritos praticados no Brasil.
O tempo passou, até que em meados de julho, ocorreu um encontro fraterno entre o Soberano Comendador Enyr de Jesus e o Grande Primaz Nei Inocencio, na sede do Supremo Conselho do Brasil, onde a tônica foi o diálogo cordial e franco, quando novamente o Soberano Comendador Enyr de Jesus externou o seu sonho de unir a Maçonaria dos Altos Graus, o que motivou ao Supremo Conclave do Brasil apresentar uma minuta de Tratado para ser estudado pelo Supremo Conselho do Brasil do Grau 33 para o REAA e, após os ajustes finais do texto por ambas as partes, ficou acordada a sua solene assinatura.
Compareceram pelo Supremo Conclave do Brasil para o Rito Brasileiro de Maçons Antigos, Livres e Aceitos à histórica reunião, da Magna Reitoria, os Sereníssimos Irmãos Walter Alexandre Ferraz, Grande Regente do Rito Brasileiro; José Robson Gouveia Freire, Grande Secretário; Manssur Assafim, Grande Tesoureiro; e Gelcy Cloves Dias, Grande Chanceler. Ainda presentes, Membros Efetivos da Administração, Sereníssimos Irmãos Cesar Roberto Daniel Dourado, Grande Chefe de Gabinete do Primaz; Edson Tavares Bandeira de Mello, Sub-Chefe de Gabinete do Primaz; Ariovaldo Torresson, Grande Secretário de Relações Exteriores; José João Machado, Grande Chanceler Adjunto; Pedro Paulo Vieira de Menezes, Grande Hospitaleiro Adjunto; Eminentes Irmãos Márcio Cesar de Castro Morais, Delegado Litúrgico da 2ª DLR/SP; e Francisco Tenório Guimarães, membro do Excelso Alto Colégio Rui Barbosa Nº 201; Ilustres Irmãos Ramiro Guerreiro e Jimmy de Castro Lauriano, respectivamente Aterzata e membro do Ilustre e Sublime Capítulo Duque de Caxias Nº 005.
Presentes, pelo Supremo Conselho do Brasil do Grau 33 para o Rito Escocês Antigo e Aceito, membros do Sacro Colégio, os Irmãos Enyr de Jesus da Costa e Silva, Soberano Grande Comendador; Cid Ney Filardi Ramos, Soberano Lugar Tenente Comendador, acumulando o cargo de Grande Secretário de Administração; Antônio Carlos Barbosa Ramos, Soberano Grande Chanceler; Stenelio Rodrigues de Freitas, Soberano Grande Secretário de Finanças e Patrimônio; e Carmelino Souza Vieira, Soberano Grande Secretário de Comunicação e Cultura.
Ainda os Irmãos Max R. Pereira Hager, Grande Secretário de Interior Adjunto; e Hudson D. Apolônio, Membro Efetivo do Supremo Conselho. O Irmão Jaricé Braga, do Jornal Maçônico A Voz do Escriba, fez-se presente fazendo a cobertura jornalística do magno evento.
A Solene Cerimônia de Assinatura do Tratado ocorreu na Câmara Filosófica do Santo Império e após todos ocuparem seus lugares, os Soberanos Irmãos Enyr de Jesus da Costa e Silva e Nei Inocencio dos Santos deram entrada ao recinto.
Em seguida o Soberano Grande Primaz do Rito Brasileiro procedeu a entrega de dois conjuntos completos de Rituais dos Graus 4 ao 33, ao Soberano Grande Comendador do REAA, sendo um deles para a Biblioteca do Supremo Conselho, e recebeu dele um conjunto completo de Rituais dos Altos Graus do REAA.
Prosseguindo, foi procedida a leitura do Tratado pelo Sereníssimo Irmão Gelcy Cloves Dias e, ao seu final, o Soberano Comendador Enyr de Jesus da Costa e Silva, perguntou se algum dos presentes tinha algo a acrescentar ou desejasse fazer o uso da palavra.
Ato contínuo foi procedida a assinatura do Tratado Maçônico de Aliança, Fraternal Amizade e Estreita Colaboração, pelo Soberano Grande Comendador Enyr de Jesus da Costa e Silva e pelo Soberano Grande Primaz Nei Inocencio dos Santos.
As demais assinaturas: Pelo Supremo Conselho do Brasil do Grau 33 para o REAA, os Soberanos Irmãos Antônio Carlos Barbosa Ramos, Grande Chanceler; Cid Ney Filardi Ramos, Grande Secretário de Administração; Stenelio Rodrigues de Freitas, Grande Secretário de Finanças e Patrimônio; e Carmelino Souza Vieira, Grande Secretário de Cultura e Comunicação; o Soberano Irmão Josué Morais de Oliveira, Grande Secretário de Relações Interiores, representando nesta data o Soberano Comendador em solenidade no Exército Brasileiro, apôs posteriormente a sua assinatura, ao final da cerimônia. Pelo Supremo Conclave do Brasil para o Rito Brasileiro, Walter Alexandre Ferraz, Grande Regente; José Robson Gouveia Freire, Grande Secretário; Gelcy Cloves Dias, Grande Chanceler; Cesar Roberto Daniel Dourado, Grande Chefe de Gabinete do Primaz; e Ariovaldo Torresson, Grande Secretário de Relações Exteriores.
Finda a assinatura, o Soberano Grande Comendador Enyr de Jesus pronunciou uma breve alocução expressando a concretização do seu sonho, a união dos Irmãos da Maçonaria, o que o deixava muito feliz. O Soberano Grande Primaz Nei Inocencio também expressou sua alegria por esse tão esperado momento, desde a implantação do Rito Brasileiro no Brasil, citou a pessoa do Delegado Litúrgico do REAA do Rio Grande do Sul, Irmão Jorge Colombo, hoje Grão Mestre daquele Estado, que foi um incentivador dessa união, e sempre abriu as portas das Oficinas Litírgicas do REAA, em Porto Alegre, para o Rito Brasileiro realizar as suas sessões.
Em seguida a palavra foi concedida ao Soberano Irmão Antônio Carlos Barbosa Ramos que, em síntese, abordou a importância da manutenção da soberania das Oficinas Chefes de Rito, no âmbito de suas competências, propalando maior união entre elas para melhor suplantar possíveis e indesejadas ameaças e interferências.
Finda a cerimônia, todos os presentes sob os auspícios do Supremo Conselho do Brasil do Grau 33 para o REAA, foram convidados para um Ágape, em uma Churrascaria, para confraternizarem-se.

Nenhum comentário: