segunda-feira, 23 de maio de 2011

MAÇONARIA UNIDA - RJ



Respeitáveis Irmãos, ocorreu na noite de 17 de maio, no Templo 1 do Palácio Maçônico do Lavradio, a Sessão Conjunta da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Acácia do Lavradio Nº 3484, ao Oriente do Lavradio, que pratica o Rito Brasileiro e está federada ao GOB, com a Augusta, Respeitável e Benemérita Loja Maçônica Tiradentes Nº 38, ao Oriente de Jacarepaguá, que pratica o REAA e pertence à Grande Loja Maçônica do Estado do Rio de Janeiro. O objeto da Sessão foi a Loja Tiradentes realizar a Sessão praticando o seu Rito, demonstrando-o aos Irmãos do Rito Brasileiro, da mesma forma que a Loja Acácia do Lavradio, em Sessão Conjunta realizada anteriormente, no Templo onde funciona a Loja Tiradentes, apresentou o Rito que trabalha para os obreiros daquela Oficina. Presente ao evento o Grande Primaz do Rito Brasileiro, Soberano Irmão Nei Inocencio e comitiva.

Após as formalidades ritualísticas para a recepção das autoridades presentes, a Sessão foi aberta inicialmente presidida pelo Venerável-Mestre Adulcino Pereira Filho, ficando o Altar do Venerável-Mestre composto pelo Grande Primaz, Soberano Irmão Nei Inocencio e pelo Venerável Mestre da Loja Acácia do Lavradio Nº 3484, José Roberto Pereira, ficando os cargos em Loja preenchidos pelos obreiros da Loja Tiradentes Nº 38, que desenvolveu a sua ritualística, esclarecendo que o REAA é o da Grande Loja, havendo diferença com o praticado no GOB, a exemplo do posicionamento do Altar dos Juramentos. O Venerável ainda pontuou outras particularidades do Rito em relação ao Rito Brasileiro e colocou a palavra nas Colunas e no Oriente para os Irmãos que tivessem alguma dúvida perguntassem.

Entre os convidados presentes destacamos o Sereníssimo Irmão Cesar Dourado, Grande Chefe de Gabinete do Primaz; o Eminente Irmão José da Rocha Lemos, Delegado Litúrgico da 1ª DLR, com sede no Lavradio; Firmino Gameleira, Venerável-Mestre a ARLS Comendador Macedo Soares; o Eminente Irmão Hélio da Mota Veneno, Presidente de Honra da PAEL/RJ; ainda o Venerável Irmão José Emgidio, da Loja Georges Afif Farah e o Ilustre Irmão José Maria da LOja Universo, ambas no Oriente da Ilha do Governador.

Quando da Ordem do Dia, o Venerável Mestre Adulcino Pereira Filho solicitou ao Ilustre Irmão Chanceler Nilo Couto, para fazer a leitura de uma peça de arquitetura; prosseguindo, o Venerável Mestre José Roberto Pereira, inicialmente apresentou o Irmão Sílvio Minto, eleito para dirigir a Loja Acácia do Lavradio no período 2011-2012 e cuja posse ocorrerá no dia 21 de junho, continuando, procedeu homenagens, concedendo o Título de Membro Honorário da ARLS Acácia do Lavradio Nº 3484, dentre os agraciados com esse honroso título honorífico, destacamos, o Soberano Irmão Nei Inocencio dos Santos, o Eminente Irmão Hélio da Mota Veneno, e o Venerável Irmão Adulcino que o recebeu representando o Quadro de obreiros da Loja Tiradentes Nº 38, que passou a ser Membro Honorário da ARLS Acácia do Lavradio Nº 3484.

O tronco recolhido foi doado à Loja Acácia do Lavradio pelo Venerável Mestre da Loja Tiradentes. Em retribuição o Venerável Mestre da Loja Acácia do lavradio doou o tronco de beneficência ao Irmão da Loja Tiradentes, que mantém um projeto social de assistência a Irmãos carentes.

Quando da Palavra, a tônica foi a importância dessa forma de Sessão, e que precisa ser mais incrementada, colaborando para uma Maçonaria cada vez mais unida em fraternidade. O Venerável Irmão José Dile da Guia, Deputado Estadual da Loja, fez um acalorado pronuncaimento acerca do Rito Brasileiro, depois elogiado pelo Primaz.

Quando do encerramento da Sessão o Venerável Mestre Adulcino Pereira Filho passou o Malhete da Sabedoria ao Venerável mestre José Roberto Pereira para presidir a Sessão, que solicitou ao Ilustre Irmão Mario Sym para ler uma peça de arquitetura intitulada "Oração da Paz".

Finda a reunião todos os participantes foram convidados para um ágape oferecido pela Loja Acácia do Lavradio Nº 3484.


Oh! Quão bom e quão suave é que os Irmãos vivam em união!

Nenhum comentário: